Terapêutica endodôntica​

TRATAMENTO CONVENCIONAL

O tratamento endodôntico convencional é a primeira escolha para casos de polpas infectadas, o mesmo possibilita a desinfecção e posterior permanência do órgão dentário.

DIAGNÓSTICOS ESPECÍFICOS E DIFERENCIAIS

O diagnóstico diferencial de dores de origem dentária precisa ser criterioso para se tomar a devida condução terapêutica em cada caso.

TRATAMENTO DE REABSORÇÕES DENTÁRIAS

Reabsorções em raízes dentárias são um formato biológico de perda de estrutura de seus respectivos tecidos duros. Isso pode ocorrer por diferentes razões e, por sua vez, ocasionam diferentes naturezas de reabsorção. Cada tipo apresenta seu respectivo tratamento clínico.

TRATAMENTO DE PERFURAÇÕES RADICULARES

A perfuração radicular é um tipo de acidente que pode ocorrer durante algum procedimento endodôntico. Existe tratamento e indica-se buscar um especialista em Endodontia para a devida condução de casos como estes.

TRAUMAS DENTÁRIOS

Acidentes de traumatismos dentários podem acontecer por diversas razões. O endodontista é o profissional na Odontologia mais adequado para exercer esse tipo de tratamento em dentes permanentes.

RETRATAMENTOS NÃO-CIRÚRGICOS

Como qualquer área da saúde, alguns poucos casos podem não lograr êxito. Ainda assim, há um ótimo recurso como o retratamento não cirúrgico. Sendo este o procedimento de escolha na maioria de casos de insucesso da terapia convencional.

CIRURGIA PERIRRADICULAR

A cirurgia perirradicular, ou retratamento cirúrgico, configura a última instância de tratamento endodôntico. Isso significa que é um procedimento de alta eficiência do qual o Endodontista indica em casos mais complexos.

REMOÇÃO DE INSTRUMENTOS FRATURADOS

Acidentes como pequenos rompimentos de fragmentos dos instrumentos utilizados na desinfecção e modelagem dos canais radiculares podem acontecer. Neste caso a remoção destes instrumentos precisa ser avaliada. Em alguns casos isso pode não configurar um estado patológico ao paciente.

Área do Aluno